Estudo destaca investimentos em segurança, inteligência artificial, nuvem pública, modernização de sistemas de gestão de softwares e experiência do cliente
De acordo com o levantamento realizado pela consultoria IDC, as seis tendências para o mercado de TI, são:
1 – Avanço do 5G
Elementos iniciais para massificação da tecnologia e geração de novas receitas.
2 – Conectividade redefinida
Princípios nativos da nuvem aplicados às arquiteturas de rede permitem uma malha de conectividade mais moderna e que se pode estender a qualquer usuário local e nuvem.
3 – Edge: da borda para o centro das decisões
O investimento em edge permitirá que empresas melhorem a automação e otimização de processos, criando um ambiente de negócios mais eficiente e seguro.
4 – Cloud como elemento chave na infraestrutura
A otimização do uso da nuvem determinará o ritmo e a direção de novas tecnologias para infraestrutura, aplicações e segurança.
5 – Multiplicação dos recursos de inteligência artificial embarcados
IA passa a ser elemento essencial para lidar com volumes cada vez maiores de eventos e informações;
6 – Volta dos endpoints (notebooks e tablets)
40% do valor do mercado de notebooks será vendido ao segmento corporativo (que inclui educação).
Apesar dos impactos causados pela pandemia, a IDC prevê aumento de 7% no mercado de tecnologia da informação e comunicação (TIC) em 2021. Já no mercado corporativo, incluindo software, serviços e hardware, a previsão é uma alta de 10%.
Neste ano, investimentos em segurança, IA, nuvem pública, modernização de sistemas de gestão de empresarial (ERPs) foram responsáveis por consumir os maiores recursos dos orçamentos de tecnologia. Segundo Luciano Ramos, gerente de pesquisa e consultoria da IDC, em 2022 a previsão se mantém, com destaque a para nuvem.
O estudo estima que entre os próximos três e quatro anos, a taxa de crescimento anual composto (que inclui o cálculo da rentabilidade do investimento) de sistemas em nuvem será de 30%. A IDC prevê também que entre 2021 e 2022, o 5G vai gerar US$ 2,7 bilhões em novos negócios envolvendo tecnologias como IA, realidade virtual e aumentada, internet das coisas, nuvem, segurança e robótica.
“O 5G ficará mais comum no relacionamento entre empresas, entregando baixa latência e alta densidade de conexões, e rompendo barreiras de conectividade que restringiam a adoção de outros serviços”, afirma Luciano Saboia, gerente de consultoria e pesquisa em telecom da IDC.
A pandemia também acelerou a busca por sistemas elásticos como a nuvem híbrida, que combina aplicações na nuvem pública, privada, datacenter tradicional e computação de borda (“edge”), além de tornar mais usual o consumo de soluções como serviço ou por assinatura.
Fonte: Valor Econômico
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