Estudo mostra os impactos da pandemia na inovação das empresas

Pesquisa realizada pela ANPEI e Fundação Dom Cabral avalia os desafios e oportunidades em pesquisa, desenvolvimento e inovação em setores como tecnologia, indústria, saúde e educação

Com o intuito de analisar os impactos causados pela pandemia de covid-19 em empresas e instituições, a Fundação Dom Cabral (FDC) e a Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (ANPEI) lançaram um estudo inédito sobre os desafios e oportunidades em pesquisa, desenvolvimento e inovação.

A pesquisa realizada no mês de abril entrevistou 108 executivos de grandes empresas e startups dos setores de tecnologia, indústria, serviços, educação, saúde e agricultura. As perguntas abordaram as perspectivas de curto, médio e longo prazo, com base nas estratégias para lidar e superar os atuais e futuros desafios. Ao todo, 51% das empresas apontaram que houve impacto negativo da pandemia em suas atividades de inovação.

De acordo com o estudo, as empresas de tecnologia estão entre as que mais tiveram oportunidades de crescimento durante a pandemia. Outros destaques são o setor de saúde, com o crescimento da telemedicina, e a área de educação. A Indústria foi o setor que sofreu o maior impacto negativo, conforme 64% das empresas que responderam à pesquisa.

Ao longo do levantamento, também foram destacadas as principais estratégias adotadas pelas companhias no enfrentamento à crise. Evidentemente, mais da metade das empresas planejam estratégias de novos negócios, produtos e processos para o médio e longo prazo, além das medidas internas essenciais.

Referente ao cenário das startups, o estudo aponta que 52,3% foram impactadas negativamente pela pandemia e tiveram um alto índice de queda na receita durante a crise.

Segundo Humberto Pereira, presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Empresas Inovadoras (ANPEI), embora a crise tenha forçado as empresas na adoção de soluções rápidas para a sobrevivência dos negócios, o período também é de oportunidade. Ele acrescenta a importância de as empresas transformarem visões de oportunidade em investimentos concretos, como fundamento para retomada da economia brasileira.

Carlos Arruda, professor na área de Inovação e Competitividade e Gerente Executivo do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da Fundação Dom Cabral, destaca que a inovação e a oferta de valor dos empreendedores e das empresas devem ser direcionadas ao cliente e não apenas do produto, pois são inovações que não partem do conhecimento da empresa, mas sim das dores do cliente e do que ele precisa.

A crise econômica causada pelo Covid-19, se demonstra como momento favorável para mudanças e inclusão de um novo modelo de gestão da inovação nas empresas.

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