Capacidade de inovação nas empresas contribui para a superação da crise

Isolamento social originado pela pandemia do novo coronavírus demonstra a necessidade de as empresas alterarem seus modelos de negócios e inovarem constantemente para atender às novas demandas do mercado

O avanço da pandemia de COVID-19 serviu como estímulo para o investimento em inovação e transformação digital em muitas empresas. A necessidade de isolamento social fez com que soluções reais para desafios que surgiram no âmbito econômico, empresarial, social e cultural, fossem aplicadas em questão de dias.

Neste cenário, empresas que estavam mais prontas para lidar com o movimento de transformação acabaram conquistando grande vantagem, se sobressaindo às outras no mercado e demonstrando a importância que os negócios digitais têm para a sociedade.

Hoje, conseguimos afirmar que as empresas que no passado investiram em tecnologia e principalmente na sustentabilidade, estão mais preparadas para enfrentar esse momento, sendo então as atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação contínua, parte dos principais fatores para que as organizações fiquem cada vez mais sólidas.

Perante tempos difíceis, são inúmeras as oportunidades que surgem e muitas empresas se superam por combinarem inovação com impactos positivos para a sociedade, serem proativas, enxergarem os desafios como impulso para inovação e usarem produtos e serviços que auxiliem na gestão estratégica.

Em setembro deste ano, o Prêmio Inovação Brasil, do Valor, destacou as empresas mais inovadoras de 23 setores econômicos, sendo que nos últimos dois anos, o número de inscritas com faturamento acima de R$ 5 bilhões saltou de 33% para 45%. Das novas empresas que ingressaram no ranking, a maior porcentagem (12%) é do setor de Comércio e Vestuário.

Com o tema “Competências do Futuro” o anuário Valor Inovação Brasil listou as empresas que têm investido em inovação a longo prazo, avaliando os cinco pilares da cadeia de inovação das empresas: intenção de inovar, esforço para realizar a inovação, resultados, avaliação do mercado e geração de conhecimento.

Além disso, foi destacado como as empresas enfrentaram a pandemia, tanto em relação ao impacto nos investimentos previstos para a área de pesquisa e desenvolvimento como na busca por novas soluções para enfrentar o difícil contexto adverso.

A crise econômica causada pelo Covid-19 demonstra como o momento é favorável para mudanças e inclusão de um novo modelo de gestão da inovação nas empresas.

A GAC Brasil é uma consultoria de fomento à inovação, composta por uma equipe especializada e dedicada a ajudar a sua empresa na inserção de um modelo de gestão da inovação eficaz, em obtenção de incentivos fiscais, linhas de financiamento e gestão estratégica da inovação, com os serviços de Assessment e diagnóstico em destaque, diagnóstico realizado com o InnoSurvey, plataforma inédita no Brasil e baseada em Inteligência Artificial e Deep Learning.

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