As perspectivas para o mercado financeiro em 2021

Novidades na ferramenta PIX, implementação do Open Banking e outras inovações estão no radar das instituições financeiras

O mercado financeiro tem se destacado cada vez mais quando o assunto é transformação digital. Os bancos brasileiros estão investindo fortemente em infraestrutura, tecnologia e segurança, para acompanhar o avanço e garantir uma boa experiência para os clientes.

Nos últimos anos, bancos digitais e fintechs ganharam espaço e revolucionaram o setor. Em 2020, o lançamento do Pix, meio de pagamento instantâneo altamente tecnológico, resultou em um consumidor cada vez mais digital e na movimentação de R$ 83,4 bilhões no primeiro mês de funcionamento pleno da ferramenta.

A previsão para 2021 é de que a manutenção dos investimentos expressivos em tecnologia bancária de ponta, como inteligência artificial, analytics e cibersegurança, devem trazer mais produtos e soluções inovadoras.

Entre os principais destaques da agenda tecnológica bancária para este ano, estão:

1- Novas funcionalidades do Pix

Enviar e receber dinheiro em alguns segundos, todos os dias da semana, a qualquer horário e sem pagar taxas por isso, já é possível desde novembro de 2020, com o começo do funcionamento da ferramenta.

Em 2021 o Pix ganhará outras funcionalidades, como o Pix Cobrança, que começa a funcionar em março e deve impulsionar as transações entre pessoas e empresas ao permitir que lojistas, varejistas e prestadores de serviço criem QR Codes impressos para receberem pagamentos.

Para o segundo trimestre, está prevista a implementação do Saque Pix, que possibilitará que o usuário faça uma transferência pelo sistema de pagamento instantâneo para um comércio e saque a quantia em dinheiro em espécie em estabelecimentos cadastrados.

2 – Open Banking

Neste ano, entram em funcionamento as quatros fases de implementação do Open Banking, sistema que cria novos modelos de negócios com o uso de APIs (interfaces de programação de aplicações), que vai permitir ao cliente compartilhar o acesso aos seus dados financeiros com terceiros, que podem usar esses dados para oferecer aos consumidores produtos e serviços financeiros.

3 – Inteligência artificial e analytics
Como chave fundamental para a revolução nos serviços bancários, a inteligência artificial tem permitido que o atendimento fique cada vez mais personalizado e rápido. Em 2021 o atendimento bancário continuará evoluindo, por meio de chatbots e assistentes virtuais, sendo estes robôs capazes de cruzar dados, tirar dúvidas e até sugerir investimentos.

4 – Cibersegurança e segurança da informação

Os bancos brasileiros investem cerca de R$ 2 bilhões em sistemas de TI voltados para segurança. Para este ano, o objetivo é garantir a tranquilidade de seus clientes e colaboradores, desenvolvendo e implantando novas soluções e tecnologias, melhorando a cada dia os seus canais de atendimento, além de manter equipes de especialistas que identificam situações divergentes do comportamento habitual do cliente.

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