Após a realização do nosso webinar em parceria com a ANPEI e convidados sobre os principais fatores na gestão de inovação em pequenas, médias e grandes empresas, o conteúdo do evento foi matéria na Época NEGÓCIOS – principal veículo online e impresso que discute inovação no Brasil.
Durante o webinar ‘Inovar Mais e Melhor’, realizado na última quinta-feira (9), Durval Garcia, gerente de Inovação da GAC Brasil, destacou a necessidade de compreender as dificuldades e desafios enfrentados pelas corporações no processo de inovação, e afirmou que, ao observar uma série de estudos, foi possível chegar a quatro revelações essenciais no processo de inovação. A primeira delas desmitifica a afirmação de que “quanto mais se investir em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), maior será o retorno”.
Entre as estratégias de inovação, Durval Garcia apresentou diferentes abordagens estratégicas e as dividiu em três categorias: pesquisadores, leitores e tecnológicos. Segundo ele, a fusão dessas diferentes abordagens abre novas possibilidades e proporcionam mais complexidade no processo inovativo.
Sobre a capacidade de investimento em inovação, Garcia afirma que, quando uma empresa aspira por inovação, ela precisa se perguntar se possui as capacidades internas de entregar o resultado. “Seria como correr uma maratona. Qualquer um, teoricamente, poderia fazer isso. Mas concluir a prova é um resultado que exige muita preparação e estratégia”, compara.
De acordo com Paulo Gandolfi, diretor de Operações de P&D na 3M América Latina, diretor da ANPEI e convidado especial da GAC Brasil, a figura do líder é essencial durante o processo construtivo de uma cultura da inovação.
Segundo ele, o processo criativo pode ser beneficiado pela inclusão e colaboração de diversos profissionais, dentro e fora da empresa. Esse ambiente de agilidade é ideal para o nascimento de grandes ideias e no amadurecimento da cultura corporativa. Entretanto, é preciso ter cuidado sobre até que ponto essa postura ágil pode se adequar à empresa, por isso, a criação de cultura da inovação precisa de uma liderança com uma visão bem ampla de todo o processo.
O segundo convidado, Anderson Oba – Diretor Comercial, Marketing e Inovação da Nitro, ressaltou durante a live: “A inovação é a capacidade de conciliar a visão externa, a necessidade ou oportunidade identificada no mercado que desejamos atuar. Essa conciliação é o que buscamos e o que chamo de capacidade de inovar. É muito mais o “match” dessa capacidade interna com as oportunidades que se apresentam, do que necessariamente com o volume de dinheiro investido”, explicou.
Veja a matéria completa na Época Negócios – Clique aqui